Saúde

Secretaria confirma primeiro caso de Coronavírus em Mato Grosso

A secretaria municipal de Saúde de Rondonópolis confirmou, nesta terça-feira, o primeiro caso de coronavírus na cidade. É também o primeiro oficialmente confirmado em Mato Grosso. A paciente é uma mulher de 59 anos que está internada na rede privada de saúde. A pasta também informou que um caso suspeito foi descartado. Há ainda mais dois casos suspeitos na cidade.

O médico infectologista Juliano Bevilacqua, que também integra o Comitê de Gestão de Crises, informou que a paciente está internada desde sexta-feira e se encontra com estado de saúde estável.

Ele orientou a população a evitar circular pela cidade e somente ir para hospitais em casos emergenciais. Segundo ele, pessoas que tiverem sintomas de gripe devem permanecer em casa e procurar hospitais somente se apresentarem febre alta e dificuldades respiratórias.

O infectologista reforçou que é fundamental buscar reduzir a transmissão do vírus evitando aglomerações de pessoas e contatos com idosos e doentes crônicos. “As pessoas só devem sair de casa por necessidade”, destacou e complementou que é preciso diminuir a letalidade do coronavírus.

No último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado nesta terça-feira, ainda não havia confirmação de casos do Covid-19 em Mato Grosso. A pasta divulgou que eram 32 casos, sendo 15 considerados suspeitos. Ainda informou que 7 foram descartados – destes, 3 casos apresentaram resultados positivo para Influenza B – e 10 foram excluídos por não preencherem critérios de definição.

Redação Só Notícias (foto: Wheverton Barros/assessoria)