A Secretaria Municipal de Saúde em Vera (80 km de Sinop) anunciou a confirmação de um caso de zika vírus no município. Foi feito exame laboratorial em São Paulo e a pessoa é uma mulher, de 49 anos. Os sintomas foram identificados no mês de outubro e a paciente já se recuperou.
Conforme a secretária de Saúde, Vera Moro, várias campanhas de conscientização da população foram realizadas em 2015 e vão continuar, visando acabar com os focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causadores da dengue, zika e chikungunya.
Enquanto a doença costuma evoluir de forma benigna, com sintomas como febre, coceira e dores musculares, o que mais preocupa é a associação do vírus com outras doenças. Os principais sintomas febre, coceira, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo.
A recomendação para que se previna a doença é a mesma aplicada à dengue: a limpeza em focos de água parada, como pneus, vasos de planta, caixas d'água, calhas e outros para se evitar a proliferação do mosquito vetor, informa a assessoria.