A morte por dengue da menina Thais Keteling Ferreira Nunes, de 10 meses, foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, elevando para 10 o número de óbitos provocados pela doença na Capital. A Vigilância Epidemiológica investiga ainda a morte de um homem.
Thais morava no bairro Jardim Vitória e estava internada na Santa Casa de Misericórdia e morreu na tarde do dia 27. Antes de ser levada para o hospital, a menina foi consultada 2 vezes na Policlínica do CPA 1 sem ter a dengue diagnosticada. No primeiro atendimento, o atendente prescreveu medicamentos para virose e a segunda receita, no dia seguinte, o remédio era para aliviar as dores por conta do nascimento dos dentes. Amigos e familiares da menina acusam a rede pública de saúde de negligência por encaminhar o bebê para casa sem fazer exames.
Ivanete Alves da Conceição, 38, amiga da mãe de Thais, Eliane Nunes, 24, afirma que a criança recebeu atendimento adequado somente quando foi levada por um médico particular no Hospital Santa Helena, onde foi internada, inicialmente, com pneumonia. "Eu paguei a consulta porque estava muito preocupada".
Segundo Ivanete, o bebê teve 2 paradas cardiorespiratórias e foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia, onde foi constatada a dengue hemorrágica. Thais não resistiu e morreu. A mulher reclama que o bairro está cheio de pessoas com dengue sem atendimento adequado.