sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Conferência estadual vai discutir segurança alimentar em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Governo do Estado e o Conselho de Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realizam a partir desta quinta-feira, em Cuiabá, a 2ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias e representantes do Governo do Estado.

Coordenado pelo conselho e a Secretaria de Estado de Saúde, o evento reunirá, até sexta-feira, representantes municipais eleitos nas conferências municipais e regionais que debaterão as diretrizes da política de segurança alimentar e nutricional de Mato Grosso a serem encaminhadas para a Conferência Nacional.

Antecedendo o evento estadual, o Consea-MT realizou duas reuniões preparatórias na capital e outras voltadas aos povos indígenas e negros, oportunidade em que foram debatidos assuntos como saúde e educação, cidadania e políticas públicas, agricultura, ciência e tecnologia de alimentos, áreas de populações tradicionais e específicas e áreas de Institucionalidade.

Entre as ações já desenvolvidas sobre segurança alimentar em Mato Grosso, o governo apresentará os projetos Vida Nova, desenvolvido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer). Com o acompanhamento de técnicos da Empaer, famílias de mais de trinta municípios mato-grossenses desenvolvem o plantio de alimentos básicos em sua própria terra, em quantidade suficiente e de modo permanente. Para garantir o plantio dessa primeira fase do projeto são repassados alguns insumos como: sementes de feijão, arroz, milho; hortaliças; mudas de frutíferas; aves; suínos e cabras. O produtor recebe orientações e assistência técnica na implantação das Unidades Didáticas de Subsistência (UDS), que vão servir de multiplicadores de tecnologia para as demais comunidades.

Outro projeto que será apresentado é o desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad), com apoio da Setecs, que implantou cinco agroindústrias de pequeno porte nos municípios de Barão de Melgaço (pescado), Santo Antônio de Leverger (cana-de-açúcar), Jangada (processamento de frutas), Várzea Grande (processamento do Pescado) e Cuiabá (processamento de frutas).

O terceiro exemplo é o Programa de Aquisição de Alimentos, coordenado pela Conab, com a parceria do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, que possibilita ao pequeno agricultor com dificuldade de inserção no mercado, comercialização de grãos com o Governo Federal.

Atualmente, o MDS investe em vários programas no setor em Mato Grosso, como a distribuição de cestas de alimentos, educação alimentar, banco de alimentos, agricultura urbana (hortas e lavouras comunitárias), restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE