PUBLICIDADE

Concluídas mais de 80% das reformas de escola especializada em saúde no Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria)

A reforma na sede da Escola de Saúde Pública (ESP), no bairro Coophema, em Cuiabá, está 83% concluída e deve ser entregue ainda em 2025. A revitalização, estimada em R$ 28 milhões, abrange nove salas de aula, um auditório, uma biblioteca, um estúdio, uma cozinha e refeitório, além do setor administrativo. A infraestrutura incluirá oito salas de aula para 30 pessoas, e outra que comportará até 60 pessoas. Além disso, a unidade disponibilizará um auditório com capacidade para até 150 pessoas.

“Estamos reformando as instalações”, “para seguir no propósito de fortalecer a política de educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Assim, vamos proporcionar um atendimento com mais qualidade à população”, disse o secretário da pasta, Gilberto Figueiredo. De acordo com a secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação, Mayara Galvão, a parte estrutural da obra está perto de ser concluída, com a execução da pavimentação e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

“Esse sistema se encarrega de tratar e remover os poluentes do esgoto antes de o devolver à natureza, protegendo o meio ambiente. Depois disso, os móveis serão confeccionados e faremos os últimos ajustes”, explicou. Após a finalização, a escola poderá realizar até 1,8 mil capacitações por mês, nas mais variadas modalidades, ou 21,6 mil capacitações por ano.

Segundo o superintendente em substituição da ESP, Juarez Roda Junior, a reforma é fundamental para a valorização dos profissionais e para impulsionar o desenvolvimento da pesquisa em serviços de saúde. “Isso motiva as equipes”, “para continuarem trabalhando na gestão da educação no SUS e no desenvolvimento das atividades educacionais para formação e qualificação profissional de excelência. A unidade espera uma reforma estrutural há mais de 20 anos. Com isso, a gestão está investindo em um dos pilares mais importantes da sociedade, que é a educação”, afirmou.

A unidade é referência em diversas áreas de especialização, incluindo hansenologia e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, cerca de 100 profissionais estão envolvidos nas atividades administrativas da ESP. A instituição conta com um cadastro de cerca de mil profissionais qualificados para a realização de capacitações e para garantir a continuidade e a qualidade dos cursos oferecidos.

A unidade oferece cursos de gestão da educação na saúde, educação permanente em saúde, integração ensino-serviço em saúde, ordenamento da formação, políticas de ensino, educação profissional pós-técnica, residência integrada em saúde, política de pesquisa, política de extensão, política de inovação, linha editorial e revista pantaneira de saúde coletiva.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colíder licitará compra de UTI móvel para reforçar atendimentos

O poder executivo em Colíder (155 quilômetros de Sinop)...

Pesquisadores de Mato Grosso desenvolvem estudo para detecção de resistência à antibióticos

Pesquisadores de Mato Grosso realizaram estudo para detectar isolados...

Mais de 17 mil bolsas de sangue foram coletadas em Mato Grosso neste ano

Nos últimos dois anos, o Brasil registrou um aumento...
PUBLICIDADE