O Comitê Gestor de combate a dengue e a gripe N1H1 anunciou hoje a suspensão de determinados eventos públicos para evitar aglomeração de pessoas e possível transmissão do vírus Influenza. A primeira medida do conselho é a suspensão pelo prazo de 30 dias da realização de eventos extraordinários no município. Festas, shows e eventos similares devem ser suspensos temporariamente.
Segundo o major Paulo Correia Rodrigues, até a vigência do decreto, o Corpo de Bombeiros não emitirá alvará para realização de eventos que promovam aglomeração de pessoas. “Estaremos sim respeitando a determinação, fazendo o possível para que os eventos extraordinários não venham a ocorrer, prevenindo um surto em nosso município”, garantiu.
O major explicou ainda que, a determinação de 30 dias se deve ao período mínimo para análise de dados envolvendo os casos de contaminação na região, para que possa estabelecer-se novo prazo. “Precisamos fazer controle do vírus circulante. Se entendermos que não há necessidade de 30 dias, o prazo será suspenso. Mas se a análise de dados apontar necessidade de se estender o prazo, isso será feito”.
O secretário de Saúde, Ednilson de Oliveira, explicou que somente os eventos extraordinários serão suspensos devido à vinda de pessoas de outros municípios. “Nos eventos ordinários pode haver sim a contaminação, mas como em Sorriso o vírus ainda está controlado, o risco de contaminação é menor”, explicou.
A diretora do Hospital Regional, Rejane Zen, afirmou que a medida tem somente intuito preventivo e que não há necessidade de pânico. “Nós não temos um surto da gripe em Sorriso, os eventuais casos estão sendo monitorados. Mas precisamos prevenir, já que o município não tem estrutura para atender um surto da doença”, afirmou, salientando que a suspensão temporária dos eventos serve para evitar a aglomeração de pessoas.
De acordo com o decreto, a Secretaria de Fazenda do município será responsável pela fiscalização do cumprimento da ordem e à entidade realizadora do evento que não cumprir a determinação será aplicada multa. De acordo com a Diretora do HR, em Sorriso os casos suspeitos da nova gripe estão sendo monitorados em casa e somente os casos mais graves ficam em isolamento no Hospital. Segundo ela, hoje não há nenhum paciente no Hospital contaminado com o vírus.