Saúde

Comissão destina mais 7,6 mil doses de vacinas contra Covid para municípios da regional de Sinop

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso definiu, esta tarde, que a regional Teles Pires, que compreende os municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itáuba, Marcelândia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Santa Carmen, Santa Rita do Trivelato, Trapurah, União do Sul e Vera receberá mais 7,680 doses da doses da CoronaVac e AstraZeneca, que foram enviadas pelo Ministério da Saúde, ontem.

As unidades desta nova remessa sejam utilizadas como primeira ou segunda doses em idosos entre 60 e 69 anos e profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento. O detalhamento das vacinas por público-alvo pode ser acessado no documento em anexo.

Sinop é o município que receberá mais doses com 2.270. Seguido de Sorriso (1.560), Lucas do Rio Verde (720), Nova Mutum (575), Marcelândia (265), Vera (240), Cláudia e Feliz Natal 250 cada, Nova Ubiratã 200, Trapurah 95, Itanhangá 150, Ipiranga do Norte 100, Itáuba 95, Nova Santa Helena, Santa Carmem e União do Sul 90 cada e Santa Rita do Trivelato 70.

Os municípios deverão acompanhar os imunizados com a primeira dose para que esses possam receber prioritariamente a segunda dose dentro do período estipulado. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias; já o prazo da aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de até 84 dias.

Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.

Redação Só Notícias (foto: MIchel Alvim/assessoria)