Saúde

Começa na 2ª feira vacinação contra sarampo em Lucas do Rio Verde

A campanha contra sarampo começa na segunda-feira, em Lucas do Rio Verde, e crianças e jovens entre 5 e 19 anos, devem ser vacinados. O dia D contra o sarampo será no sábado (15), das 7 às 12 horas, nos PSFs (Programa de Saúde da Família ) do Jardim das Palmeiras, Primaveras, Bandeirantes, Tessele Junior, Parque das Américas.

O objetivo da secretaria de Saúde é imunizar pelo menos 95% do público-alvo. Nesta primeira etapa, a equipe da central de imunização pretende avaliar 100% dos cartões de vacinação e fazer a atualização das doses da vacina tríplice viral – que previne sarampo, caxumba e rubéola, com base no Calendário Nacional de Vacinação de rotina.

Crianças e adolescentes devem tomar duas doses da vacina, que é contraindicada para gestantes, imunossupressão grave, imunodepressão e pessoas alérgicas a proteína do leite. Quem ainda não tiver tomado a dose anterior da vacina tríplice viral deve tomar a primeira dose e agendar a segunda com um intervalo mínimo de 30 dias, a partir da primeira.

Os que já tiverem tomado uma ou duas doses da vacina contra o sarampo monovalente ou dupla viral, devem tomar a primeira dose da vacina tríplice viral e agendar a segunda dose com o intervalo de 30 dias.

 

Redação Só Notícias (foto: assessoria)