PUBLICIDADE

Começa hoje campanha antirrábica em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A partir de hoje, aproximadamente 629,7 mil animais, entre cães e gatos, deverão ser vacinados contra a raiva em todo o Estado. A campanha, que segue até dia 31 de maio, visa prevenir e interromper a transmissão do vírus. A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é atingir pelo menos 80% da meta.

Apesar do calendário estadual começar hoje, os municípios permanecem livres para definir suas datas. É o caso de Sinop, onde o dia “D” da campanha para imunizar cerca de 26,7 mil animais está previsto para 19 de maio. A data também foi escolhida em Lucas do Rio Verde, onde a previsão é imunizar 7,3 mil animais (sendo 6,4 mil cães).

Já em Nova Mutum, a campanha iniciou mês passado com a antecipação nas comunidades do interior e em chácaras. Na cidade, o dia “D” será em 12 de maio nos postos instalados no Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Caica) Marton Lucca, na Escola Tancredo Neves, na Central de Regulação e Vigilância Ambiental, localizadas no antigo Centro de Saúde, na creche Mãe Amiga, na Escola Carlos Drummond de Andrade e na Escola Cecília Meirelles, das 8 às 17h, sem intervalo. A meta é vacinar 5,9 mil cães e gatos, informa assessoria.

Para Cuiabá, a projeção é vacinar durante o período previsto cerca de 51,6 mil cães e 8,5 mil gatos. Em Rondonópolis, a meta é 20,9 mil cachorros e 2,7 mil gatos. Em Várzea Grande, conforme Só Notícias informou, a campanha começou no sábado (31), com 66 postos de vacinação habilitados. Neste, a meta é imunizar 23 mil cachorros e 3 mil gatos.

De 2009 até o ano passado, não houve registros de casos de raiva, que é uma doença que acomete mamíferos, e que pode atingir humanos. A transmissão ocorre quando o vírus antirrábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente agressão.

Os sinais e sintomas da raiva em cães e gatos são: mudança de hábitos (buscam lugares escuros), mudança de comportamento (agitação ou agressividade), dificuldade para engolir água ou alimento, salivação abundante e paralisia das patas traseiras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 14 mil cirurgias realizadas no hospital regional de Colíder em 5 anos

O Hospital Regional de Colíder, da secretaria estadual de...

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...

Secretaria realiza ações de vacinação em dois locais neste fim de semana em Sinop

Foram confirmadas duas ações especiais de vacinação desta sexta...
PUBLICIDADE