Uma panfletagem na Avenida Brasil, ontem, marcou o início da 10ª Campanha do Câncer de Pele, sendo esta a primeira vez a ser realizada em Tangará da Serra, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e neste sábado, 8 de novembro, serão realizados atendimentos no Posto Central, das 9h às 15h, pelas dermatologistas Andrea Saad e Lara Tavares. De acordo com a coordenadora da campanha em Tangará, Andrea Saad, o Estado tem incidência do câncer de pele é muito alta devido o sol. “Mato Grosso tem uma incidência muito grande com relação ao câncer de pele, o sol é muito forte, tornando-se um perigo para a população. Por isso neste sábado, iremos realizar atendimentos gratuitos no posto central. Dando oportunidades àquelas pessoas que muitas vezes não tem acesso ao médico”, observou Andrea.
O aposentado Aristides Gomes, de 57 anos, recebeu o panfleto e se interessou pelo assunto, pois o mesmo já fez uma cirurgia de retirada do câncer. “Fiz uma cirurgia não tem muito tempo mas estou com um ´carocinho´ que está me incomodando, e vou aproveitar este sábado para ser examinado novamente e que sabe até encaminhado se for o caso”, comentou.
Segundo a dermatologista Lara Neiva Tavares, a cada 15 dias chegam em seu consultório as biópsias e aproximadamente seis casos são registrados por mês. “De uma forma geral, as pessoas já procuram um especialista no início da doença, o que torna o tratamento muito mais fácil. Mas Tangará da Serra é uma cidade propensa à doença, pois a população é de maioria origem européia, ou seja, com uma pele muito clara e sensível à exposição ao sol”, ressaltou a especialista, frisando ainda, que não existe bronzeamento saudável. “Não existe bronzeamento saudável, quando nos expomos ao sol a pigmentação de nossa pele vai mudando, ficando cada vez mais fragilizada.
Já a pessoa de pele negra não sofre tanto com a doença, mas não deve deixar de usar o filtro solar, haja vista que em sua maioria, os negros têm mais tendências a terem câncer de pele nas palmas das mãos, lábios, ou seja, áreas com menas pigmentação. Com certeza são pessoas bem mais privilegiadas com suas peles que nós”, informou Lara.