A Secretaria de Saúde e Saneamento realizou esta manhã diversas atividades envolvendo os alunos das escolas municipais, agentes comunitários, enfermeiros e a população em geral, em comemoração ao ‘dia mundial sem tabaco’. De acordo com o secretário Elso Rodrigues, o objetivo é reduzir o número de fumantes, e, conseqüentemente, de doenças causadas pelo tabagismo.
“Queremos ampliar o conhecimento da comunidade sobre danos causados pelo tabagismo, reduzir a poluição tabagística nos serviços de saúde e ambientes de trabalhos. Precisamos conscientizar e envolver o maior número de profissionais de saúde para a prevenção e abordagem ao tabagismo durante todo o ano, e não apenas no dia de hoje”, enfatiza o secretário.
As atividades iniciaram às 7h30 com uma palestra da médica pneumologista Simone Gomes de Oliveira, que falou sobre os perigos do tabaco. “Além de falar sobre os perigos do tabaco, expusemos trabalhos e cartazes abordando o tema. A idéia é envolver os alunos na campanha contra o tabagismo de uma forma diferente. Não basta apenas dizer á eles que o fumo faz mal. Temos que despertar neles a curiosidade pelo assunto, para que pesquisem e tenham suas próprias conclusões sobre o malefício do tabaco”, explica.
Na arena central da Área Verde foi montada uma exposição com os trabalhos realizados nos Programas de Saúde da Família (PSF’s), e houve ainda uma apresentação de teatro, feita pelos agentes comunitários de saúde dos PSF’s São Domingos e Industrial, abordando o tema tabagismo para os alunos. “Desde maio do ano passado, estamos desenvolvendo muitas ações de anti-tabagismo, como a capacitação dos enfermeiros, dos agentes comunitários, dos professores e de todos os profissionais que lidam com a população e que estejam ligados á saúde e á educação para trabalharem com o tema. Hoje, qualquer pessoa que tiver problema de dependência do tabaco pode procurar os PSF’s que encontrará um profissional que o auxiliará na solução do seu problema”, concluiu a especialista.