sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Com queda de mortes e casos positivos em MT centro de triagem é desativado; profissionais e vítimas da Covid homenageados

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria - atualizada 10:06h em 16/10)

O governo do Estado encerrou, hoje, as atividades do Centro de Triagem Covid, instalado na Arena Pantana. Foram 348 dias de funcionamento e mais de 240 mil atendimentos, segundo dados divulgados pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

“Durante o seu funcionamento, o Centro de Triagem auxiliou a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana e possibilitou a testagem em massa da população, a realização de exames de imagem e o fornecimento de medicamentos após prescrição médica”, afirmou o gestor.

O encerramento do centro de triagem ocorreu com homenagens aos profissionais que atuaram na linha de frente do coronavírus. Também foram soltos balões brancos em homenagens às vítimas da covid-19. O evento ainda contou com apresentações musicais na Arena Pantanal.

“Esse serviço foi idealizado pelo governo de Mato Grosso em auxílio à atenção básica de saúde para fazer triagem, diagnóstico e encaminhamento de pacientes para tratamento. Estamos finalizando esse trabalho, avaliado como de excelência pela população de Mato Grosso”, destacou Gilberto, ressaltando o empenho do governador Mauro Mendes (DEM) para abertura e manutenção do local.

Até julho deste ano, o centro de triagem havia realizado 14.519 tomografias, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da Covid. Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou que apresentaram a suspeita de Coronavírus, a farmácia da unidade entregou mais de 100 mil medicamentos.

Com o avanço da vacinação nos municípios mato-grossenses a média móvel de mortes segue caindo. Nesta sexta-feira, uma morte foi oficialmente confirmada em decorrência das complicações da Covid. A média diária da quinta-feira foi de seis falecimentos, ou seja, hoje diminuiu significativamente. Com as confirmações, o total subiu para 13.876.

Os números têm mantido, nas últimas semanas, comportamento de estabilidade. Na quarta-feira, 10 mato-grossenses não resistiram, na terça quatro, segunda mais quatro, domingo mais duas, e no último sábado mais uma.

Em junho, por exemplo, a média móvel diária era de 40 mato-grossenses mortos. No final de julho, houve registros de queda para 25 casos dia. No final de agosto, caiu para menos de 20 casos na média móvel diária.

O número de UTIs Covid vagas no Estado é um dos maiores desde o início da pandemia. No balanço de ontem são 247. Atualmente, 87 pacientes estão em Unidades de Terapia Intensiva públicas

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: diretoria avalia que Norte Show surpreendeu

O presidente da Acrinorte (Associação dos Criadores do Norte...

Blitz da lei seca em Sinop tem 19 presos e 42 veículos apreendidos

A 21ª edição da operação Lei Seca iniciou, ontem,...

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...
PUBLICIDADE