quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Com baixo estoque secretaria decide centralizar em 2 postos de saúde de Sinop vacina da BCG

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Saúde decidiu centralizar, a partir desta quarta-feira (17), a aplicação da vacina BCG (Bacilo de Calmette & Guérin) nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Botânico e do Jardim das Palmeiras. A vacinação será todas as quartas-feiras à tarde. A coordenadora de imunização, Sirlei Castilho, informa que a mudança busca melhorar o aproveitamento das doses. “Concentrar as procuras pela vacina em unidades estratégicas é necessário para que não haja desperdício, visto que cada frasco de BCG é multidose e, após aberto, a validade da imunização é de seis horas. Outro fator importante é quanto ao abastecimento reduzido da vacina. Neste mês de julho, o Ministério da Saúde disponibilizou para Sinop apenas 4% da meta estipulada, ou seja, de 4.600 doses. Apenas 180 foram entregues ao município”.

A equipe de imunização municipal realiza a aplicação da vacina BCG em 100% dos bebês recém-nascidos na maternidade do Hospital Santo Antônio e, com isso, a procura pela vacina em UBS’s vem reduzindo gradativamente.

A vacina previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium bovis ou o Bacilo de Koch. A dose deve ser aplicada o mais precoce possível, de preferência ao nascer. A dose está disponível nos serviços de saúde para crianças menores de cinco anos. A informação é da assessoria da prefeitura.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE