PUBLICIDADE

Colíder otimizará ações de castração para reduzir população de animais de rua

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)

A prefeitura fará chamamento público, dia 5 do próximo mês, para credenciamento de empresas voltadas a procedimentos clínicos e exames laboratoriais no ramo veterinário, visando ampliar trabalhos na área de castração animal e avaliação de zoonoses em Colíder (150 quilômetros de Colíder). O orçamento estimado para o certame é de R$ 186 mil.

De acordo com o certame, as atividades abrangerão cães e gatos (de ambos os sexos) não domiciliados ou sob responsabilidade de tutores em situação de carência, incluindo a castração cirúrgica e tratamento medicamentoso. Também estão previstas verificações de hemograma com plaquestas, testes de cinomose nos caninos e demais.

No edital, a medida é indispensável na política de saúde pública local, considerando a série de patologias ocasionadas pelo descontrole populacional das espécies. Equipes da prefeitura, através da secretaria municipal de saúde, supervisionaram o recolhimento de animais em condições de rua para o andamento das ações. Deverá ser feito estudo das localidades ou regiões para atendimento prioritário ou emergencial e parceria com ongs para adoção posterior.

É estritamente proibido, segundo o a prefeitura, “a prática de extermínio de cães e gatos como método de controle populacional e sanitário, sob pena de enquadramento do infrator nas sanções previstas nas legislações repressivas”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colíder vai adquirir novos equipamentos para pronto atendimento

A prefeitura instaurou, esta semana, processo licitatório para a...

Campanha de vacinação contra gripe é neste sábado em Matupá

A secretaria de Saúde realizará neste sábado (10), das...
PUBLICIDADE