Saúde

Clima seco em Sinop com baixa umidade relativa do ar

A Umidade Relativa do Ar (URA) continua baixa em Mato Grosso. Ontem, em Cuiabá chegou a 12%, atingindo o ponto mais crítico do ano. O índice é considerado limite. , A Defesa Civil pode decretar uma situação de emergência e deflagrar operações como a suspensão das aulas e dos serviços dos correios e coleta de lixo, das 10h às 16h, na capital.

A URA considerada ideal é de 60%. Em Sinop, o dia também amanheceu abafado, com clima extremamente seco. A Defesa Civil está analisando a necessidade de emitir novo alerta para reforçar orientações já dadas, há duas semanas, quando foi registrado 16% de umidade.

A Defesa Civil orienta que, com a umidade entre 12 e 20%, é necessário evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas, umidificar o ambiente, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, aumentar a ingestão de líquidos, usar roupas leves, fazer refeições leves, evitar banhos mornos ou quentes e evitar aglomerações em ambientes fechados.

A baixa umidade pode provocar complicações respiratórias devido ao ressecamento de mucosas e também da pele, sangramento pelo nariz, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.