PUBLICIDADE

Cidade no Nortão tem caso suspeito de intoxicação por metanol; 1º em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: João Valério/assessoria - atualizado 11h29)

Dados divulgados pelo ministério da Saúde, ontem à noite, apontam uma suspeita de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica em Peixoto de Azevedo (197 km de Sinop). Só Notícias apurou que é o único caso entre os 181 que estão sendo investigados em todo Brasil.

O país tem dois óbitos confirmados em São Paulo e 13 em investigação (sete em São Paulo, três em Pernambuco, um em Mato Grosso do Sul, um na Paraíba e um no Ceará). Em todo Brasil, são 16 casos confirmados e 209 em investigação. Ao todo, são 13 estados com casos notificados, além de Mato Grosso – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rondônia, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba, São Paulo e Ceará.

O alerta surto de intoxicações por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas foi emitido pelo ministério no último 30. Falsificadores teriam adicionado a substância extremamente tóxica em destilados posteriormente comercializados de forma irregular e consumidos pelas vítimas.

Conforme o ministério, o metanol, quando ingerido, é metabolizado no organismo em produtos tóxicos como formaldeído que podem levar à morte. Os principais sintomas da intoxicação são visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado com náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese.

Em caso de identificação dos sintomas, em Mato Grosso, o ministério orientar buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar o disque-intoxicação da Anvisa ou o Centro Antiveneno de Mato Grosso (CIAVE), em Cuiabá.

Nesta segunda-feira, a secretaria estadual de saúde comunicou que foi descartado a possibilidade de intoxicação por metanol.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hospital Regional no Nortão recebe ventiladores pulmonares e berços hospitalares

O Hospital Regional de Alta Floresta, administrado pela secretaria...

Vacina contra dengue aprovada pela Anvisa teve apoio da UFMT com estudo em 1,3 mil voluntários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta...

Colíder define aquisição de UTI móvel para atendimentos emergenciais

A prefeitura de Colíder (155 quilômetros de Sinop) homologou,...
PUBLICIDADE