A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela secretaria estadual de Saúde, realizou quatro transplantes renais entre doadores vivos, no Hospital São Mateus, em Cuiabá, nesta quinta e sexta-feira (23 e 24). Somente neste ano, já foram realizados sete transplantes de rim em Mato Grosso, sendo seis com doador vivo e um com doador falecido.
“Estes dias intensos de trabalho da Central Estadual de Transplantes demonstram a importância da retomada do transplante renal em Mato Grosso, com a habilitação do Hospital São Mateus para a realização dos transplantes de rim. Acreditamos que, em breve, a unidade estará apta a fazer os transplantes hepáticos também”, afirmou o secretário da pasta estadual, Gilberto Figueiredo.
A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, informou que os pacientes foram avaliados conforme um rigoroso protocolo de avaliação do doador e receptor, a confirmação de compatibilidade sanguínea, a tipagem de HLA e todos os exames para rastreamento de doenças infecciosas.“Duas pacientes daqui de Mato Grosso estavam inseridas na lista de outro Estado, mas com a habilitação do serviço aqui manifestaram o interesse de serem acompanhadas pela Central Estadual de Mato Grosso. Felizmente, tiveram um excelente desfecho, a compatibilidade com doadores vivos e a concretização do transplante renal”, contou.
Dos quatro transplantes realizados, dois doadores são irmãos dos receptores, uma doadora é mãe da receptora e outro doador é esposo da receptora. Para a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, a realização e o sucesso dos quatro procedimentos demonstram a seriedade da unidade habilitada. “Estamos muito felizes com a concretização de quatro transplantes de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e em território mato-grossense. Para nós, é motivo de orgulho. Parabenizamos a equipe do Hospital São Mateus pelo comprometimento nessa força-tarefa”, concluiu.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


