PUBLICIDADE

Centro de triagem do hospital de campanha começará a funcionar na 2ª feira em Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (colaborou e foto: Lucas Torres, de Sorriso)

Uma ala que será utilizada para fazer a triagem de pacientes com suspeita de Coronavírus começará a funcionar na próxima segunda-feira, no hospital de campanha, no centro de Sorriso. Anteriormente, havia planejamento para que os pacientes fossem atendidos pelas Unidades de Saúde da Família (USF) e só então encaminhados ao hospital. No entanto, o prefeito Ari Lafin anunciou que serão separados os espaços e a triagem também será feita na unidade.

“Essa estrutura já vem sendo anunciada há 60 dias, desde que lançamos o comitê. Iniciamos com várias atividades, a reforma de saúde básica veio sendo preparada para este hospital de campanha, 35 mil litros de oxigênio mais cilindros e, agora, com os números que estão sendo anunciados de infectados, mais que justo ter uma estrutura apropriada para atender os sintomas gripais. Precisamos fazer com que a UPA continue trabalhando com traumas. Sintomas gripais serão encaminhados para esta unidade, onde terá equipe especializada”, disse o prefeito .

As readequações ainda estão sendo feitas na estrutura que oferecerá 15 leitos e um tanque de oxigênio com capacidade de 35 mil litros para fornecer ar comprimido (ar medicinal) para o Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME). Além disso, existem outros cinco leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Inicialmente, cerca de R$ 400 mil estão sendo investidos no sistema de ar e mobília. A nova unidade ainda terá mais R$ 200 mil de investimento para que seja possível manter a estrutura mínima de profissionais para o funcionamento. Não foi informado prazo para funcionamento total do hospital.

Lafin afirmou ainda que estrutura é atender os casos que podem ser suspeitos de Coronavírus, mas os quadros virais também. “Os casos anunciados eram inevitáveis, isso a gente falava quando não tinha casos confirmados, não estamos numa redoma de vidro, mas estamos tomando atitude para proteger a nossa população. Essa é uma estrutura no centro da cidade e acredito que no Estado deve ser o único município com hospital de campanha, centro de triagem preparado para atender seu povo”.

De acordo com o boletim epidemiológico da secretaria municipal, 22 pessoas foram diagnosticadas com Coronavírus em Sorriso. Também tem 22 pessoas com sintomas semelhantes aguardando resultados e 4 estão internadas. Outros 43 casos suspeitos já foram descartados e 204 estão com sintomas gripais.

“Agora é natural, estamos saindo da chuva e entrando no período da seca, vem a gripe. Esses sintomas gripais serão encaminhados para cá, um centro de triagem com aproximadamente 10 profissionais. Se for necessário, vamos aumentar. As camas já estão instaladas, o sistema de oxigênio implantado. Ainda precisamos do governo do Estado e Federal os respiradores. O governador (Mauro Mendes) está lutando para conseguir os aparelhos. Pedimos calma, os profissionais de saúde precisam da nossa ajuda. Eles também estão preocupados com a saúde deles. Tenham calma, está sendo anunciado os quadros, porém, estamos monitorando todos”, disse o prefeito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE