Saúde

Centro de Apoio Psico-Social de Sorriso passa a atender em novas instalações

As novas instalações do Centro de Apoio Psico-Social (CAPS) serão inauguradas na sexta-feira, às 15:00h. O centro fica lado do posto de saúde do bairro Benjamim Raiser. O Caps já funciona em Sorriso há algum tempo, mas as antigas instalações não estavam permitindo um atendimento adequado. A nova estrutura física ocupa uma área de 327,24 m2, e abrigará consultórios, sala de procedimentos, refeitório, espaço para oficinas, além de um espaço destinado ao artesanato que será produzido no local.

Os CAPS são unidades de referência secundária (intermediárias) de saúde mental, com equipe multiprofissional e tem como missão tratar de forma intensiva os portadores de transtorno mental grave com idade superior a 14 anos, na sua comunidade, junto às suas famílias, evitando a internação psiquiátrica integral e promovendo a reabilitação psicossocial dos cronicamente comprometidos.

Busca a construção de discurso e prática contra-hegemônicos, que relativizem a loucura, em que o usuário se reconheça como sujeito com direitos e deveres, construindo sua cidadania, inserindo-se na comunidade, usando seu potencial produtivo, participando de suas atividades, seja informalmente, seja através de associações de amigos de bairro, de usuários de serviço de saúde ou conselhos locais de saúde.