PUBLICIDADE

Central de Transplantes em MT faz 1ª cirurgia do ano e 5 pacientes receberão fígado, rins e córneas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A Central Estadual de Transplantes da secretaria estadual de Saúde fez, ontem à noite, o primeiro processo de captação de órgão do ano e, graças à solidariedade da família dos doadores, cinco pacientes Mato Grosso, Distrito Federal e São Paulo, que estão na fila para receber órgãos, vão ter um fígado, dois rins e duas córneas

A captação foi no Hospital Municipal de Cuiabá, a ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso e integrou profissionais de saúde de Brasília. A logística para execução do procedimento teve apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“Vemos a importância do SUS desde o trabalho dos profissionais na sensibilização da família do potencial doador até a conclusão do processo. A secretaria investe na qualificação dos profissionais da saúde desta área, para que outras pessoas tenham a chance de sobreviver através de um gesto tão nobre, que nos deixa eternamente gratos”, diz o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A coordenadora da Central Estadual de Transplante, Anita Ricarda da Silva, agradeceu às famílias doadoras e também os profissionais envolvidos e “parabenizamos o empenho de todos os envolvidos. Às famílias doadoras, nossos mais profundos sentimentos de gratidão e respeito. Por meio desse gesto nobre, outras pessoas terão nova condição de vida e com elas diversas famílias deixarão de sofrer a partir destas doações”, diz.

Em 2023, Mato Grosso fez sete captações de órgãos. As doações beneficiaram 17 pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, do Acre, Paraná e Distrito Federal. Houve a captação de 253 córneas para doação, desse total, 184 córneas foram captadas com apoio do Serviço de Verificação de Óbito. O transplante proporcionou qualidade de vida a 219 pacientes do Estado que agora conseguem enxergar melhor.

Em Mato Grosso, são realizados os transplantes de córneas e tecidos. O serviço de transplante de rim em Mato Grosso passa por uma reestruturação das unidades de referência. No momento, o Governo está em tratativas para retomar integralmente os serviços, informa a assessoria.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem que morreu em grave acidente em Vera será sepultado em Mutum; vídeo

O velório de Cleisson Henrique de Souza Lima, de...

Colíder contrata consultoria para implantação de unidade de hemodiálise

O poder executivo em Colíder (155 quilômetros de Sinop)...

Procurado por furtar mais de 150 quilos de carne, bebidas e eletrônicos é preso em Sinop

Investigadores da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF)...
PUBLICIDADE