sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Casos de dengue em Vera preocupam, diz coordenadora regional

PUBLICIDADE

O número de casos de dengue notificados no município de Vera (80 km de Sinop) está preocupando o Escritório Regional de Saúde (ERS), que presta assistência a 18 municípios da região. Dados apontam que já foram notificados 22 casos somente em janeiro. O número mais alto do pólo.

Segundo a coordenadora da vigilância ambiental do ERS, Marinês Brouwers, em janeiro do ano passado foram notificados somente 5 casos, sendo que 4 foram confirmados. Em dezembro o número de casos também foi alto. Foram notificados 32 pacientes com os sintomas. Enquanto que em Sinop e Sorriso foram 19 cada. Lucas do Rio Verde 5, Feliz Natal 1 e Marcelândia 2.

O índice de infestação do mosquito também é um dos maiores entre os municípios que pertencem ao pólo. Conforme dados do ERS, em dezembro, Vera manteve um índice de 4,36%, perdendo apenas para Santa Rita do Trivelatto com 7,4%, Nova Mutum 4,9% e Feliz Natal com 4,38%.

Marinês explicou ao Só Notícias que o maior número de focos é encontrado em tambores de depósito de água. Com as chuvas há o acumulo de água, que se tornam locais propícios para a reprodução do mosquito. Outro problema encontrado na maioria dos municípios é o acumulo de lixos em terrenos baldios e nos próprios quintais das residências.

Ela alerta que todas as pessoas que apresentarem sintomas da doença, como febre, dores no corpo, dor de cabeça, manchas avermelhadas pelo corpo, devem procurar os postos de saúde para fazer a notificação. Sendo assim mais fácil o controle pelas secretarias de Saúde.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE