Diferente dos últimos anos, quando Sinop aparecia na lista dos municípios com maior número de casos de dengue, nesse início de 2008, poucas contaminações foram registradas pela Secretaria Municipal de Saúde. Nos dois meses, foram 43 notificações e 30 confirmados. No ano passado, nesse mesmo período, foram mais de 500 suspeitas.
O coordenador de Vigilância Epidemiológica, Valério Gobbato, declarou, ao Só Notícias, que apesar dessa redução, o índice de infestação continua alto, em média a 1,7%. As áreas mais preocupantes são o Jardim das Palmeiras e Setor Industrial Sul, onde o índice chega 10%.
“Este ano estamos focando os pacientes contaminados. Assim que temos a notificação de um caso, deslocamos uma equipe para fazer o bloqueio, eliminando os criadouros e mosquitos. Estes só passam a doença depois de 5 a 7 dias, se conseguirmos eliminarmos ele antes desse ciclo, evitamos novas contaminações”, detalhou.
São 65 agentes envolvidos no combate diretamente nas residências. Outra equipe faz um mutirão nos pontos mais alarmantes, com a limpeza de terrenos baldios e até quintais. “O alerta para os moradores continua, já que todos os anos a maioria dos focos é encontrada em calhas, caixas d’água, lixos domésticos”, acrescentou.
Em todo o Estado, até semana passada, tinham sido notificados 1.764 casos.