O Escritório Regional de Saúde confirmou hoje a redução nos casos de dengue em alguns municípios do Nortão. Em Sinop, o mês de maio encerrou com apenas 15 notificações, número bem abaixo comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram 134 casos.
Lucas do Rio Verde também teve resultado praticamente semelhante. Após 118 registros da doença em abril, encerrou maio com 37 casos. Apesar da diminuição, Lucas é a cidade que ainda apresenta o maior número de notificações.
Em Sorriso, o índice da doença continua no mesmo patamar comparado com maio de 2007, 23 ocorrências. Mas, este ano, Sorriso também conseguiu bom índice de redução de infestação do mosquito e de pessoas infectadas.
Segundo Maria Inês Drowers, responsável pelo setor de vigilância ambiental do Escritório Regional de Saúde, a queda de notificações nos casos de dengue deve-se ao trabalho conjunto e nas campanhas de conscientização. “O controle do vetor é feito com os multirões de limpeza, e tratamentos químicos nas regiões onde há doentes. Esse tratamento é conhecido como bloqueio de casos e apresenta bom resultado”, disse. Ela enfatiza que, mesmo com a seca, as secretarias continuarão trabalhando, agora focados nas bocas-de-lobo, onde concentram os maiores focos nessa época.
Com o término das chuvas, as notificações devem cair ainda mais. Porém, o alerta é que mesmo com os baixos índices, continue os cuidados com os possíveis lugares que servem para depósitos de larvas do Aedes Egypt.