A Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela secretaria estadual de Saúde, realizou, hoje, em Sinop, a 15ª captação de múltiplos órgãos no Estado neste ano. O procedimento, feito no Hospital Regional de Sinop das 9h59 às 12h51, captou fígado e as duas córneas. Três pacientes que aguardam por um transplante serão contemplados.
Além da Central Estadual, também participaram da captação o Sistema Nacional de Transplantes e o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer). A equipe captadora é exclusiva de Mato Grosso pela segunda vez consecutiva: do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos de Cuiabá.
Conforme a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, já foram captados 33 órgãos em Mato Grosso neste ano. “Nas 15 captações de 2025, são 22 rins, dez fígados e um coração. Também foram captadas 540 córneas de janeiro a outubro deste ano, que permitiram a realização de 313 transplantes de córnea no mesmo período”, concluiu.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


