PUBLICIDADE

CAPS de Sinop atende cerca de mil pessoas

PUBLICIDADE

O serviço de atendimento a Saúde Mental em Sinop conta com aproximadamente mil inscritos, em todas as suas atividades, sendo em sua maioria portadores de transtornos de humor e dentre estes o mais freqüente é a depressão. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a incidência de Transtornos Mentais no Brasil é de 5% da população e os transtornos de humor representam 3% deste total.

Em Sinop este tipo de serviço é prestado pelo CAPS – Centro de Atenção Psicosocial- via Sistema Único de Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Sinop através da Secretaria de Saúde.

O CAPS oferece tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

O objetivo do CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

Atividades
Atendimento a grupo de familiares: reuniões de famílias para criar laços de solidariedade entre elas, discutir problemas em comum, enfrentar as situações difíceis, receber orientação sobre diagnóstico e sobre participação no projeto terapêutico;
Atendimento individualizado às famílias: atendimento a uma família ou a um membro de uma família que precise de orientação e acompanhamento em situações rotineiras, ou em momentos críticos; Orientação: conversa e assessoramento individual ou em grupo sobre temas específicos; Atendimento psicoterápico: encontros individuais ou em grupo onde são utilizados os conhecimentos e as técnicas de terapias;
Atividades comunitárias: atividades que utilizam os recursos da comunidade e que envolvem pessoas, instituições ou grupos organizados que atuam na comunidade;
Atividades de suporte social; Oficinas culturais; Visitas domiciliares.

Tem consultório para atividades individuais (consultas, entrevistas, terapias);
sala para atividades em grupo; espaço de convivência;s ala para oficinas;
refeitório;área externa para oficinas, recreação e a equipe é composta por 8 profissionais: psicóloga, assistente social, psiquiatra, enfermeira, técnico em enfermagem, auxiliares administrativos e terapeuta ocupacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE