Saúde

Campanha para reforçar estoque de sangue na UCT Sinop termina nesta 6ª

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop (UCT) conclui, nesta sexta, a campanha visando reforçar os estoques do banco de sangue para o fim do ano, época em que a demanda aumenta. De acordo com a coordenadora, Patrícia Simone, a campanha é importante para contribuir com o abastecimento do banco de sangue para o final do ano, época em que as doações diminuem por causa do período de férias.

A assessoria informa que qualquer pessoa que esteja bem de saúde, na faixa etária de 16 a 69 anos, ter mais de 50 quilos. pode ser um doador de sangue. Não podem doar pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, contraído sífilis ou ter doença de Chagas, portadores do vírus HIV ou ser dependente de drogas injetáveis.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ato de doar sangue, pode salvar até três vidas, isso porque todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim pode beneficiar mais de uma paciente com apenas uma unidade coletada.

A UCT está anexa ao Hospital Regional de Sinop e as doações podem ser feitas até às 12h.