quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Campanha oferecerá exames de câncer bucal para população de Sinop

PUBLICIDADE

Profissionais de odontologia da rede pública e da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) de Sinop participarão ainda este mês de uma capacitação sobre prevenção de câncer bucal. Os odontologistas receberão a capacitação para promover uma campanha no mês de novembro, em que serão feitos exames e orientações à toda sociedade sinopense.

A odontologista Andréia Piccini, relatou ao Só Notícias, que serão definidos pontos de atendimentos, em que a unidade móvel da Secretaria de Saúde fará os pré-atendimentos à população. “As pessoas serão diagnosticadas e se possuírem indícios de estar com a doença, serão encaminhadas ao Centro de Especialidades Odontológicas do município”, disse.

No centro, será colhido o material e encaminhado à USP – Universidade de São Paulo – onde será feita a biópsia, para as pessoas que portarem a doença receberem o tratamento.

Uma estimativa feita pelo Instituto Nacional do Câncer aponta o câncer bucal como o 8º mais freqüente entre os homens, e o 9º entre as mulheres.
Em 80% dos casos, é causado pelo tabagismo, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses mal ajustadas. Quando atinge os lábios, pode ser provocado pelos raios solares. Os principais sintomas são feridas na boca que não cicatrizam em uma semana, manchas esbranquiçadas e avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal, dificuldade em se alimentar e emagrecimento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE