quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Campanha do aleitamento materno começa em agosto no Estado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) lança, de 1º a 7 de agosto, uma campanha de sensibilização visando promover o estímulo ao aleitamento materno, com o tema “a importância de se iniciar o aleitamento na 1ª hora após o parto”. Seguirá a mesma linha de atuação usada pelo Ministério da Saúde em todo o país que, este ano, traz o tema “amamentação na primeira hora, proteção sem demora”.

Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde tem como parceiros para as atividades as Secretarias Municipais de Saúde dos 141 municipios e a Sociedade Mato-grossense de Pediatria (Somape). Em todo o Estado, os 16 Escritórios Regionais de Saúde, estarão unidos às secretarias na promoção de atividades que demonstrem a necessidade da amamentação logo após os bebês terem nascido.

Tanto a mãe como o bebê são beneficiados pelo aleitamento materno na primeira hora após o nascimento, além de proteger mais o bebê contra doenças, ajudar a mulher a ter leite mais rapidamente, e auxiliar nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. O leite é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento, razão pela qual não deve ser substituído. A amamentação também garante ao bebê proteção contra infecções, alergias e outras doenças.

A mãe é beneficiada com menos chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes, pela diminuição do sangramento pós-parto. O ato de amamentar ainda contribui para que a mãe perca mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez, bem como o ato de sugar é importante para o desenvolvimento da face, da dentição e da fala da criança e para a sua respiração. E, além de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE