quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Campanha de vacinação em Mato Grosso contra influenza e sarampo inicia na próxima 2ª

PUBLICIDADE
Só Notícias

A secretaria estadual de Saúde informou, hoje, que inicia na próxima segunda-feira (11) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo e o Estado recebeu e distribuiu 397,8 mil doses. As campanhas nacionais iniciaram ontem, no entanto houve a necessidade de adequação do Estado a nova data de início da campanha devido a entrega gradativa dos imunizantes por parte do ministério da Saúde.

“Mantivemos a data de término das campanhas de acordo com a prevista pelas diretrizes nacional, que é o dia 03 de junho e também o dia D da vacinação, marcado para 30 de abril (sábado), mas foi necessária adequar à data de início devido ao envio irregular dos imunizantes”, acrescenta a superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MT, Alessandra Cristina de Moraes,

Alessandra ressalta ainda que a campanha de vacinação contra a influenza coincidirá com a continuidade de realização da vacinação contra a Covid. “Assim, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19 para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra o coronavírus. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas”, afirmou.

O Estado recebeu, até o momento, o total de 234,8 mil doses da vacina contra Influenza e 163 mil doses da vacina tríplice viral, que será utilizada na campanha do sarampo (contra o sarampo, a caxumba e a rubéola).

A meta do Estado de Mato Grosso para a vacinação contra influenza é de 1,1 milhão pessoas do público-alvo. A meta preconizada é de vacinar, no mínimo, 90% de cada um dos grupos prioritários.

Contra influenza será em duas etapas, sendo a primeira, que começará no dia 11 e vai até o dia 02 de maio, para o seguinte público trabalhadores da saúde e idosos com mais de 60 anos. A segunda etapa inicia em 3 de maio e termina em 3 de junho para crianças de seis meses a cinco anos de idade, professores, puérperas, gestantes, pessoas com comorbidades e deficiência permanente; indígenas, forças de segurança, salvamento e forças armadas; trabalhadores do transporte coletivo e caminhoneiros; população privada de liberdade e adolescentes em medidas sócio educativo e funcionários do sistema prisional.

Na campanha contra o Sarampo, serão vacinadas crianças de seis meses a 5 anos e os trabalhadores da saúde.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE