PUBLICIDADE

Campanha de prevenção da tireóide será dia 21 em Cuiabá

PUBLICIDADE

Com o objetivo de sensibilizar e chamar a atenção da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de patologias da Tireóide, a Secretaria Estadual de Saúde realizará segunda-feira (21), a Campanha do Auto Exame da Tireoide, além de atividades de orientação, execução do auto exame e a distribuição de panfletos no Espaço do Ganha Tempo da Praça Ipiranga. O evento é em alusão ao Dia Mundial da Tireoide, que é comemorado no dia 25 de maio.

Endocrinologistas, nutricionista, enfermeiras e estudantes de medicina ficarão no local em período integral. "Pretendemos com essa ação mostrar a população sobre a facilidade do auto-exame bem como familiarizar sobre as principais patologias tireoidianas. Com isso é mais fácil o diagnóstico e consequentemente o tratamento dos pacientes", disse a endocrinologista da Secretaria, Luciana Abílio Diniz.

Além do auto exame, dos casos alterados, eventualmente detectados na campanha serão encaminhados para o Hospital Universitário Julio Muller para início do tratamento. "Uma equipe especializada estará a disposição no Ambulatório de Endocrinologia do Hospital para o devido atendimento e seguimento adequado de cada caso", destacou. A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas sejam orientadas.

TIREÓIDE

A tireóide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina) que atuam em todo o nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo. Quando a tireóide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). De maneira geral, quando a glândula está hiperfuncionante ocorre uma aceleração do metabolismo em todo organismo, podendo ocorrer agitação, diarréia, taquicardia, perda de peso , ao contrário, quando a glândula está hipofuncionante pode ocorrer cansaço, fala arrastada, intestino preso, ganho de peso.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Matupá contará com quase 60 tipos de exames de imagem; R$ 1,9 milhão 

A prefeitura de Matupá (200 quilômetros de Sinop) confirmou...

Lucas do Rio Verde deve reforçar atendimentos na saúde com mais 7 veículos

O pregão eletrônico, organizado pela prefeitura de Lucas do...

Único banco de sangue público de Mato Grosso está com baixo estoque

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de...
PUBLICIDADE