PUBLICIDADE

Campanha de cadastro de doadores de medula óssea termina amanhã em Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Keli Santin)

O MT Hemocentro está realizando em Sorriso uma campanha para cadastrar doadores de medula óssea. A ação começou hoje e vai até esta quarta-feira (4), no Laboratório Municipal, localizado na avenida Porto Alegre, ao lado da UPA, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

A doação de medula óssea é importante por ser considerada como último recurso para um paciente com alguma doença no sangue. “O transplante de medula óssea é indicado para as pessoas que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como a leucemia, hemoglobinopatias, em crianças com doenças genéticas ou nos casos de aplasia de medula”, disse a captadora de doadores de sangue, Giane Sá.

Para se tornar doador, basta apresentar o RG e endereço residencial completo. O voluntário preenche um formulário com seus dados, fornece uma pequena amostra de sangue (5ml) e suas informações genéticas são incluídas no banco de dados nacional. Caso seja encontrado um paciente compatível, o doador é convidado para exames complementares e, posteriormente, para a doação, um procedimento seguro e rápido, realizado sob anestesia.

Após o cadastro e a coleta, os dados são inseridos no REDOME. Se houver compatibilidade com algum paciente, o doador será contatado para a confirmação da doação.

Para se cadastrar, é necessário: ter entre 18 e 34 anos e 11 meses; não possuir doenças hematológicas, infecciosas ou do sistema imunológico; apresentar documento oficial com foto e cartão do SUS; fornecer telefones de contato e preencher o formulário e autorizar a coleta da amostra de sangue.

Em Mato Grosso, como não há um hospital de referência para fazer a doação de medula óssea, o doador mato-grossense precisa sair do Estado para fazer a doação. Ele tem direito a levar um acompanhante e suas despesas são custeadas pelo Ministério da Saúde.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sete vítimas de acidente com ônibus em Mato Grosso recebem alta hospitalar

Sete vítimas do grave acidente de trânsito registrado na...

Sinfra libera parcialmente tráfego de rodovia Cuiabá-Chapada após deslizamento na pista

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou...
PUBLICIDADE