sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Campanha contra tabagismo está sendo lançada em Sorriso

PUBLICIDADE

Hoje é o “dia mundial sem tabaco” e a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, em parceria com a Secretaria de Educação de Sorriso estão lançando a campanha “Sorriso sem tabaco” com uma caminhada pela área verde, esta manhã. Após a caminhada, no espaço cultural da área verde, haverá uma apresentação de teatro que terá o fumo como tema principal.

Segundo o Secretário de Saúde, Elso Rodrigues, o objetivo da campanha é reduzir o número de fumantes, e conseqüentemente, de doenças causadas pelo tabagismo no município, ampliar o conhecimento da comunidade sobre danos causados pelo tabagismo, reduzir a poluição tabagistica nos serviços de saúde e ambientes de trabalhos, além de conscientizar e envolver o maior número de profissionais de saúde para a prevenção e abordagem ao tabagismo.

Para atingir essa meta, a Secretaria vem realizando ações contínuas que variam desde a prática de atividades sistematizadas para as unidades e profissionais de saúde, grupos comunitários e unidades escolares, à formação de recursos humanos e criação de centro de referência para o atendimento ao fumante. Desde o dia 12, a secretaria vem efetuando reuniões de sensibilização, com a participação do secretário e da equipe de coordenação do programa “Sorriso sem tabaco”, com diversos grupos sociais para a multiplicação das ações.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMC, estima-se que existam 1.1 bilhão de fumantes em todo o mundo e que o consumo continua crescendo. No Brasil há aproximadamente 33 milhões de fumantes e 38% dessa população no Estado do Mato Grosso. O fumo é um importante fator de adoecimento, sendo uma das principais causas de morte evitáveis no mundo, anualmente 3 milhões de indivíduos são vítimas fatais. A cada ano no Brasil 80 mil pessoas morrem precocemente devido ao uso direto ou indireto do tabaco, além de danos a poluição ambiental, mais de 25 doenças diferentes, queda na qualidade de vida e perda econômica são algumas das conseqüências do tabagismo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE