Hoje é o dia mundial da luta contra hepatites virais, uma doença grave e silenciosa que afeta o fígado. Atualmente 124 pacientes estão em tratamento na rede pública de saúde em Sinop com diagnóstico de hepatites B e C. A campanha que começa hoje em Sinop atingirá a faixa etária de 10 a 19 anos, conforme orienta o Ministério da Saúde. O lançamento será ás 8h na Escola Estadual Professora Ideli Montovani, no Jardim São Paulo. A equipe da secretaria de Saúde vacinará alunos dos três turnos.
Durante a semana, quem tiver a faixa etária pode procurar as unidades de saúde do município para receber a primeira dose da vacina. São três para completar a imunização. A secretaria também programará a visita as demais escolas. “Quem tiver idade superior a 19 anos e estiver entre os casos de exposição ao vírus também pode procurar as unidades de saúde para uma triagem e posterior encaminhamento a vacinação”, disse Denise Petry, psicóloga do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
Os tipos mais comuns de hepatites são A, B e C. A hepatite do tipo A é transmitida por meio de contato com alimentos ou água contaminada com o vírus. É o tipo que menos agride o fígado. Já a hepatite B é transmitida através do contato com sangue de pessoas infectadas, compartilhamento de seringas, sexo sem proteção, realização de tatuagens e colocação de piercing sem a esterilização correta dos instrumentos, por exemplo.
O tipo C é o mais grave e não possue vacina. A única forma de evitar o contágio é através da prevenção. E isso é feito tomando a dose de vacina da hepatite B e mantendo os cuidados necessários para evitar contaminação.
Quando a hepatite se torna crônica pode causar cirrose, insuficiência hepática (mau funcionamento do fígado) e também câncer hepático.
(Atualizada às 10h34)