Saúde

Campanha contra câncer bucal começa amanhã em Sinop

Começa neste sábado a Campanha contra Câncer Bucal em Sinop. De sábado até sexta-feira a população sinopense poderá realizar exames bucais gratuitamente na unidade móvel do Centro de Especialidades Odontológicos (CEO) e nos postos de saúde.

No final de semana o odontomóvel ficará no estacionamento de um supermercado na avenida das Itaúbas. Durante a semana nos postos de saúde Central, Menino Jesus, Jardim Primaveras e no Caic. As pessoas serão diagnosticadas e se constatado algum indício de doenças bucais, serão encaminhadas ao CEO.

No CEO serão coletados os materiais e feitos os exames. Se for confirmada alguma doença ou lesão, o paciente será encaminhado para o tratamento, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

A odontóloga Letícia Furquim explicou, ao Só Notícias, que as doenças que são tratadas quando estão no início são mais fáceis de curar. “Depois de certo tempo ela atinge outras áreas que podem ser vitais. No começo é possível apenas remover a área contaminada”, relata.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 85% dos casos de câncer bucal diagnosticados são tardios, e 50% levam à óbito. O câncer também é a 6ª doença com maior incidência nos homens e a 8ª em mulheres.

Os atendimentos serão:
Sábado – 08 às 20 horas
Domingo – 08 às 12 horas
Segundas às sexta-feiras – 07 às 11 e 13 às 17 horas