PUBLICIDADE

Campanha contra a influenza já vacinou 61% do público alvo em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2018 já alcançou 61% do grupo prioritário em Mato Grosso, estimado em 666,3 mil pessoas. A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde é de que até o dia 1º de junho, último dia da campanha, o estado registre os 90% de cobertura preconizados pelo Ministério da Saúde.

Os professores do Ensino Médio e Superior foram os que mais compareceram aos postos de saúde. De acordo com a primeira parcial do Setor de Imunização da SES, de uma população estimada de 40,7 mil professores, 83,8% já foram vacinados.

Também já tiveram alcance considerável aqueles pertencentes ao grupo de trabalhadores da saúde (79%), puérperas (77,2%) e idosos (72,9%). Por outro lado, pouco mais da metade das crianças (52,2%) e gestantes (53,4%) atenderam o chamado da campanha contra a influenza. O índice de alcance mais baixo é da população indígena (9,8%).

O gerente de imunização da SES, Thiago Rondon, observa que muitos municípios já devem ter atingido a meta. “Esta é apenas uma parcial. Portanto, ainda há tempo suficiente para que Mato Grosso atinja a meta”,

Thiago lembra que Mato Grosso já recebeu as 850 mil doses da vacina previstas pelo Ministério da Saúde e alerta as pessoas que pertencem aos grupos prioritários para que procurem a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa para serem vacinadas.

De acordo com o último informe epidemiológico, divulgado dia 19 de maio, já foram confirmadas 7 mortes por influenza em Mato Grosso neste ano. Vinte e seis óbitos ainda estão sendo investigados, totalizando 33 casos de mortes suspeitas.

Das sete mortes confirmadas, uma foi por influenza A não subtipado; três por influenza A H1N1; duas por influenza A/H3 Sazonal; e uma por influenza B. Foram registradas ainda 16 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Até a sexta-feira passada foram notificados 275 casos suspeitos de influenza no Sinan Influenza Web.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza é destinada prioritariamente para pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os profissionais de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE