Saúde

Campanha contra a Dengue será intensificada em Sinop

Está iniciando o período de chuva na região, e os números de casos de dengue aumentam muito nessa época. Segundo o gerente de Endemias da Secretaria de Saúde de Sinop, Valério Gobato, os meses mais críticos em que são registrados os maiores números de casos de dengue , são de dezembro à março, quando chegam a atingir uma média de 40 casos ao mês.

Ele relata que no final de setembro e início de outubro, farão uma campanha publicitária contra a dengue, conscientizando a população para as precauções que devem tomar no período, “90% do êxito de nossos trabalhos dependem da participação da comunidade”, ressalta.

No mês de maio, foram 49 casos notificados em Sinop, sendo 18 confirmados. Em junho foram 14 notificações e 02 casos confirmados. Em julho não houve nenhum caso confirmado, e em agosto dos 25 notificados, apenas 01 foi confirmado. Mas Valério salienta que se o caso não for informado à secretaria, para que possa conter os focos do mosquito, os números podem aumentar.

Também ressalta que muitos municípios da região estão registrando vários casos de dengue, e que os trabalhos não podem parar. “Nós continuamos nossas atividades, com visitas à domicílios, recolhimento de pneus, e estamos chamando mais 15 agentes do último concurso, para reforçar a equipe”, conclui.