quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Campanha contra a aftosa atingiu 99,45% do rebanho do Estado em 2006

PUBLICIDADE

O Estado de Mato Grosso atingiu 99,45 % de cobertura vacinal na campanha de combate à febre aftosa de 2006, o mesmo índice alcançado no ano anterior. Das 26,17 milhões de cabeças do rebanho de todo o Estado, 26,02 milhões receberam a vacina.
Na avaliação do presidente do Indea, Décio Coutinho, o resultado foi extremamente positivo. “Em 2005 tivemos um desempenho acima da média devido ao registro de casos da doença no país e os produtores responderam muito bem, e no ano passado mesmo sem casos de aftosa no Brasil conseguimos manter o índice de 99,45%”, afirmou o presidente do órgão. Em 2003 foram vacinados 98,72% do rebanho; em 2004, 98,77% e 2005 99,45%.

Apesar de manter o mesmo índice de cobertura vacinal de 2005, foram registradas quedas na vacinação na região de Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Bugres e Matupá. Em Cuiabá, por exemplo, caiu de 99,61% para 98,88% em 2006. Porém as regionais de Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Sinop e São Félix do Araguaia melhoraram a vacinação. Com destaque para Alta Floresta que subiu de 99,76% para 99,97%, o índice mais alto de cobertura.

O Indea demonstrou preocupação com a queda do índice de vacinação nos municípios de Sorriso, Nova Ubiratã, Diamantino, Alto Paraguai, Juscimeira, Confresa, Novo Santo Antônio e Bom Jesus do Araguaia. Equipes do órgão vão fazer um levantamento para identificar o que aconteceu e definir ações para reverter a situação. “Nós vamos ver município por município, estudar cada situação, implementar ações para a próxima etapa de fevereiro e recuperar o índice nesta etapa de vacinação de 0 a 12 anos”, destacou.

Mato Grosso completa nesta terça-feira, 11 anos com o status de “livre da febre aftosa com vacinação”. O último caso da doença foi identificado em 16 de janeiro de 96, no município de Colíder (650 Km ao Norte de Cuiabá). O objetivo é se tornar livre da febre aftosa sem vacinação, no Brasil o único Estado com este status é Santa Catarina, e junto com o resto do país chegar à erradicação da doença. O presidente do Indea-MT explica que Mato Grosso tem o maior rebanho do Brasil e enfrenta dificuldades por estar localizado na divisa com a Bolívia e com Estados como Pará, Amazonas e Mato Grosso do Sul, que necessitam avançar no combate à aftosa.

O sucesso do combate à doença em Mato Grosso, na opinião do presidente do Indea, é resultado do empenho dos pecuaristas. “Eles estão fazendo o seu dever de casa, porque quem compra a vacina, conserva, aplica e comunica são eles”, disse Coutinho. Ele atribui também à parceria do governo federal, estadual e iniciativa privada. “De 2003 a 2006 nós temos índices de vacinação crescente”.

A multa para quem não vacinou o rebanho é de R$ 59,00 por cabeça.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE