sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Campanha anti-rábica começa dia 10 no Estado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) inicia a campanha anual de vacinação contra a raiva animal no dia 10. O objetivo é vacinar 506.610 cães, o que equivale a 80% da população canina do Estado, e 109.679 gatos. Este ano o dia “D” será em 15 de setembro, quando se desenvolverá um esforço especial para a imunização dos animais contra o vírus da doença. A campanha vai até o dia 10 de outubro.

“A raiva é uma doença causada por vírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. É incurável, sempre fatal, tanto para os homens como para os animais, causada pelo Lyssavírus, transmissível a humanos e a única forma de prevenção é a vacina anti-rábica. O último caso de humano contaminado pelo Lyssavírus, no Estado, aconteceu no ano 2000. De lá pára cá nenhum caso foi registrado. Para manter essa situação é necessário que os proprietários de animais os mantenham imunizados, o que deve ser feito uma vez por ano”, aconselhou o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Oberdan Ferreira Coutinho Lira.

O coordenador informou que os municípios farão seus próprios arranjos para a vacinação, variando entre os dois métodos principais: vacinação casa a casa ou os proprietários conduzirem seus animais até os postos de vacinação. Em alguns, como Lucas do Rio Verde, a campanha foi antecipada, devido as dificuldades na realização no período chuvoso.

A veterinária da Vigilância em Saúde Ambiental, Silene Manrique Rocha, lembrou que, de janeiro a julho de 2007, foram registrados apenas dois casos de raiva animal em Mato Grosso: um no município de Várzea Grande e outro na capital. “Em todos os casos em que animais contraem o Lyssavírus e ficam contaminados com a raiva eles adoecem e morrem no prazo médio de 10 dias”, explicou a veterinária.

A bióloga da Vigilância em Saúde Ambiental, Márcia Alves Brito, forneceu registros de uma série histórica que atesta a queda no Estado. Em 2000, Mato Grosso registrou um total de 313 cães contaminados pelo Lyssavírus. Em 2001 esse número caiu para 192 casos. No ano de 2002 o número de caninos infectados com a raiva animal foi de apenas cinco animais. Houve um pequeno aumento de ocorrências em 2003 (18 casos) e 2004 (32 casos), mas logo no ano seguinte (2005) esse número voltou a cair para cinco casos positivos de raiva entre os caninos. No ano de 2006 apenas um caso de raiva canina foi registrado, em todo o Estado.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a cada 10 minutos morre uma pessoa contaminada pela raiva, no mundo, num total de 50 mil mortes por ano. Por isso recomenda-se que os proprietários de cães e gatos vacinem todos os anos seus animais de estimação. A vacina contra a raiva deve-se ao microbiologista francês, Louis Pasteur, que a desenvolveu em 1886.

Silene Manrique Rocha, recomendou que “qualquer pessoa que tenha sido mordida ou arranhada por um animal do qual não sabe se foi vacinado contra a raiva (cão, gato, etc) deve lavar o ferimento cuidadosamente com água e procurar, imediatamente, a Unidade de Saúde mais próxima. Se for possível, o animal agressor deve ficar preso até que um veterinário possa vê-lo. O animal deve ficar em observação por, pelo menos, 10 dias”.

Recomenda-se, ainda, não tocar em animais desconhecidos, com comportamento estranho, feridos ou doentes, não perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo, não separar animais que estejam brigando, não entrar em grutas ou cavernas e tocar qualquer tipo de morcego (vivo ou morto) e não criar animais silvestres ou tirá-los de seu habitat natural.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE