terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Cães e gatos do Nortão começam a ser vacinados contra raiva amanhã

PUBLICIDADE

A partir de amanhã, até o dia 30 de novembro, cães e gatos de todo o Estado poderão ser levados aos Postos de Saúde da Família (PSFs) para receber a dose anual de imunização contra a raiva animal.

Ao todo, só no Norte de Mato Grosso, 46.212 cães e gatos deverão ser vacinados. Para Sinop, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 16.623 animais. Em Sorriso, a meta é de 6.364 cães e gatos. Em Lucas do Rio Verde 3.418, Nova Mutum 2.893, Vera 2.055, Feliz Natal 1.222, Claudia 2.327, Santa Carmem 799, União do Sul 911, Nova Ubiratã 1.148, Nova Santa Helena 1.189, Itaúba 544, Marcelândia 3.581, Tapurah 2.563, Santa Rita do Trivelato, 565.

No município de Lucas do Rio Verde a vacinação foi antecipada nas propriedades rurais e cerca de 400 animais já receberam a vacina. Em Nova Mutum, cães e gatos de 15 propriedades rurais começaram a ser vacinados na última segunda-feira.

A raiva é uma doença mortal que acomete em mamíferos, através de um vírus, que pode ser transmitido aos homens através da saliva animal, por meio da pele ou de mucosas, como mordeduras, arranhadura ou, até mesmo, lambeduras. Em 2004 foram registrados 107 casos de raiva animal em Mato Grosso. Mas desde 2002 não há registros de raiva humana.

A doença pode matar uma pessoa que não seja tratada após o contato com um animal raivoso. Ela pode causar, ainda, confusão, problemas de respiração e ataques. Estes sinais podem não se manifestar durante duas até oito semanas. A esse ponto, já não há cura e a pessoa morrerá.

A raiva animal pode se apresentar de duas formas, na furiosa os aspectos clínicos se caracterizam por angústia, excitação, tendência a agressões, alterações no latido, dificuldade de deglutição, sialorréia (salivação), incoordenação motora, convulsões, coma e morte; e na muda ou paralítica, os aspectos clínicos são a fotofobia, paralisia, dificuldade de deglutição, sialorréia, coma e morte. O curso da doença dura em média 10 dias, e o animal pode estar eliminando o vírus na saliva desde o 5º dia antes de apresentar os sintomas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE