As variedades de tratamentos alternativos como massagens, eletroestimulação, endermologia, mesoterapia, termoterapia, uso de cremes e receitas emagrecedores têm ganhado espaço e preferência entre muitas mulheres, que procuram novas técnicas para redefinirem o corpo e ficarem mais belas.
Esses avanços também têm refletido na redução na procura por lipoaspiração. É o que revelou o cirurgião plástico Assad Naim, em entrevista ao Só Notícias. “Se esses tratamentos funcionam ou não, não iremos discutir, mas o número de lipoaspiração diminuiu”, salientou.
Ele destacou que a lipoaspiração é indicada para retirada de gorduras localizadas, como no culote, cintura, braço, mas não como solução para obesidade. “A lipo só deve ser feita em gorduras localizadas, quando, mesmo com a mudança de hábito alimentar e atividades físicas, não sai”, orientou. Mesmo tendo resultados eficazes, alertou o especialista, o tratamento não é definitivo e, se a mulher não se cuidar e manter uma boa alimentação associada a atividades físicas, a gordura voltará. “Vai depender da alteração hormonal, as atividades, se não mudar o estilo de vida volta tudo”, acrescentou.
Outro fator que influencia na decisão das mulheres na hora de escolher um tratamento, segundo Naim, é o comentário de mortes após a cirurgia. “Uma pesquisa feita em todo o mundo apontou que, de 100 mil cirurgias, 19 pacientes morreram. Dentre esses casos estão causas diversas e não somente complicações”, completou. O período de recuperação é de 4 a 7 dias e a paciente deve tomar todos os cuidados, assim como em outras cirurgias.
Um estudo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apontou que, em 2004, a lipoaspiração era a cirurgia mais realizada no Brasil, foram 198.137, equivalente a 54% do total, seguido de mamas, com 32%, e face em geral, com 27%.
O assunto que será tratado amanhã, na série ‘Beleza da Mulher’, é ‘cirurgia no nariz’.
Leia também:
Beleza da mulher: técnica da plástica com cicatriz menor disponível em Sinop
Beleza da mulher: redução das mamas alia estética a qualidade de vida
Beleza da mulher: aumenta procura por implante de silicone em Sinop