PUBLICIDADE

Banco de sangue em Sinop recebeu mais de mil doadores no 1º semestre  

PUBLICIDADE

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sinop (UCT) recebeu até a última quinta-feira, 1.774 doadores, dos quais 916 são doadores de repetição. Segundo Sandra Maria Schiabel, bioquímica responsável pela Unidade, esse volume de doação só é possível porque em Sinop existem muitos doadores voluntários, que sempre participam das campanhas e apelos da UCT.

Para ser doador, a pessoas tem que ter no mínimo 18 e no máximo 65 anos, pesar mais que 50kg e ter um bom estado de saúde. Ao fazer a doação o voluntário deve estar levar documento de identidade para preencher a ficha de doador. Na primeira coleta serão feitos exames para detectar o estado de saúde do voluntário e constatar se o mesmo está apto ou não a ser doador, lembrando que a pessoa só será doador consecutivo se quiser.

A UCT que funcionava em uma sala dentro do Pronto Atendimento, ganhou sede própria em julho de 2004, e fornece sangue para todos os hospitais de Sinop e uma Agência Transfusional em Marcelândia, além de plasma fresco congelado, que é uma fragmentação do sangue após ser centrifugado, às UCTs de Sorriso, Colíder e Alta Floresta, que ainda não possuem a centrifuga refrigeradora que faz o processo de fragmentação do sangue.

São recolhidos uma média de 15 a 20 bolsas de sangue ao dia, sendo cada uma de no máximo meio litro, e as doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira das 7:00 às 13:00 horas, na sede da Unidade que fica anexa ao PA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE