PUBLICIDADE

Aumento de casos de Covid em Sinop preocupa e “religa alerta” para medidas mais duras, diz secretário

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

O secretário municipal de Saúde, Kristian Barros disse, em entrevista, ao Só Notícias, que o aumento de casos de Coronavírus e ocupação das Unidades de Terapia Intensiva no Hospital Regional, já causam preocupações ao setor. “Essa segunda onda já é existente no mundo. Nós estamos numa posição ainda favorável em relação a outras cidade, mas com esse aumento da procura de pacientes em UTI e até mesmo de enfermaria, pelas outras cidades, em algum momento, Sinop pode precisar e acabar dificultando o acesso”.

De acordo com Kristian, o aumento constante acende o alerta da prefeitura para possíveis medidas de prevenção mais ‘duras’. “Tem toda uma projeção. Inicialmente aumenta a fiscalização nas ruas, depois podemos falar sobre redução de horários de circulação de pessoas, até a última etapa que seria uma restrição mais rigorosa da situação e comércio. Não queremos chegar a isso, porque tivemos exemplos de cidades que tiveram o lockdown e não tiveram benefícios. Apostamos nas medidas que foram adotadas nesses 9 meses, conscientização, consulta precoce com diagnóstico, e tratamento imediato”, apontou,

“O que a gente tem realizado são campanhas de conscientização nas redes sociais, fazendo os atendimentos na Unidades Básicas de Saúde e no Primaveras, com testagem e tratamento, porém solicitando sempre à população a consciência do uso da máscara e do distanciamento, principalmente”, acrescentou.

Já sobre o fechamento do Hospital de Campanha, que estava funcionando no Hospital de Visão, no bairro Jardim Paraíso, o secretário destacou que está sendo separado um espaço na Unidade de Pronto Atendimento, para suprir a demanda de possíveis internações que era atendida no local. A unidade de campanha foi inaugurada em julho e funcionou até novembro.

“Se houver necessidade de internar pacientes, já temos lá na UPA. Naquele momento (de fechamento do hospital de campanha) estava realmente com baixa nas internações, porque o propósito da unidade não é atendimento ao público, é internação. Passamos mais de duas semanas sem nenhuma internação, não tinha porque manter um RH, com plantonistas, que é muito custoso ao município, sem pacientes”, completou.

Atualmente, os atendimentos de Covid são realizados Unidade Básica de Saúde Sebastião de Matos e na Unidade de Atendimento Covid no Jardim das Primaveras, de segunda a sexta-feiras, entre 7h e 19h. Já no período noturno, finais de semanas e feriados, na UPA, na avenida André Maggi.

Conforme Só Notícias já informou, o Hospital Regional de Sinop registrou o segundo aumento consecutivo na ocupação das Unidades de Terapia Intensiva exclusivas para Covid, e chegou a 68,42%. São 19 pactuadas e seis estão disponíveis para receber pacientes. No quadro geral de Mato Grosso, o índice também subiu e agora está em 43,42%, isto é, das 403 pactuadas, 228 estão livres.

Ontem, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop, Klayton Gonçalves disse que teme um possível lockdown (fechamento total), em decorrência do crescimento de casos de Coronavírus. Ele afirmou ainda que o fechamento do comércio, neste momento, seria um ‘desrespeito’ aos empresários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE