PUBLICIDADE

Aumentam atendimentos em postos de Sinop a crianças com insuficiência respiratória

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde faz um alerta para a população de Sinop para que evitem excessos durante os dias mais quentes e de baixa umidade relativa do ar. A orientação às pessoas é para evitarem exercícios físicos e exposição entre 10h e 16h, quando o sol está mais forte. Além disso, moradores devem umidificar o ambiente com vaporizador, toalhas molhadas e recipientes com água.

O coordenador da rede de atenção básica, pediatra Alberto Kinoshita, pede às crianças para permanecerem em locais protegidos pelo sol ou em áreas arborizadas, evitar aglomerações em ambientes fechados, evitar comidas gordurosas ou de difícil digestão e ingerir, no mínimo, três litros de água diariamente, bem como alimentos como legumes, frutas e carne branca.

Já quanto aos adultos, Kinoshita ressalta que os cuidados devem ser os mesmos, porém com um diferencial, que é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Os números revelam que a qualidade do ar, em relação à umidade, é baixa e que cresceu a incidência de crianças até dois anos que procuraram a rede básica de saúde com insuficiência respiratória nos últimos meses.

Os registros apontam que passam pelos postos de saúde da família uma média de 120 a 190 crianças por mês. Isso significa que das crianças de até 2 anos que procuram a rede, de 7 a 12%, apresentam insuficiência respiratória.

Essa mesma preocupação com a saúde populacional devido ao baixo índice da umidade relativa do ar levou professores de todas as escolas municipais a mudar o horário e a forma das aulas de educação física no Ensino Fundamental. Na Escola Ana Cristina de Sena, as aulas têm acontecido no início da manhã e no final da tarde, horário em que o sol está mais ameno.

Falando especificamente desta escola, um projeto envolve crianças entre 6 e 8 anos e traz como diferencial atividades com caixa de brinquedo. Didática que envolve socialização, coordenação motora, habilidades artísticas, concentração, criatividade, entre outras, haja vista que tudo é confeccionado pelos próprios alunos.

Já as crianças de 9 e 10 anos trabalham com atividades que envolvem concentração, capacidade de raciocínio e decisão. Eles aprendem jogos como xadrez, dama, quebra-cabeça, dominó, boliche, entre outros. Tudo em local fresco, de grande circulação de ar, protegido do sol ou arborizado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE