sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Aumentam 312% casos de dengue em Sinop e coordenador alerta para relaxamento

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: assessoria)

A secretaria de Saúde de Sinop registrou mais de 1,5 mil casos de dengue de janeiro até esse mês, no município. De acordo com o relatório epidemiológico, o aumento foi de 312% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 363 casos.

Segundo o coordenador do Centro de Combate às Endemias, Alef Souza, ao Só Notícias, o crescimento demonstra relaxamento da população no combate ao mosquito transmissor. “Houve aumento porque a população vem há mais de dois anos com atenção a outras doenças e eu não tiro a razão. Mas deixaram a dengue um pouco de lado. Agora, a gente vem trabalhando na mente da população para que volte a ter os cuidados com a dengue. Tem Covid e gripe, mas não pode deixar de lado. A dengue está aí e não deixou de existir”.

O coordenador ressaltou que a equipe de agentes não parou, mesmo durante a pandemia, e que a equipe de fiscalização foi reforçada. “Não paramos nosso trabalho, mesmo com a pandemia, surto de gripe e os agentes não pararam. A gestão contratou 10 novos agentes para estar ajudando. Temos feitos mutirões pontuais em bairros, mas não foi feito em toda cidade. Foram em três ou quatro bairros diferentes, sendo que a própria população se mobilizou e chamou a gente para ser parceira”.

Alef acrescentou que a prefeitura vem trabalhando na limpeza da cidade, para eliminar lixo que é foco de reprodução do mosquito transmissor da doença, além de afirmar que os principais focos estão nas residências. “Tem boca de lobos e valas de escoamento de água, mas o poder público tem feito limpezas Hoje, mais de 60% dos focos estão dentro das residências e mais de 60% são lixos domésticos”.

Ele também citou a conscientização como um dos principais fatores no combate à dengue. “A população tem que ter mente que o agente de saúde da sua casa é você mesmo. Não precisa esperar o prefeito, secretária de saúde ou o agente de endemias estar indo em sua casa para falar que você tem que cuidar. Isso tem que estar na mente e coração de cada um. O agente de endemia é mais um parceiro para cobrar e reforçar”, finalizou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE