PUBLICIDADE

Atraso de ministério reduz disponibilidade de soros e vacinas em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde afirmou que a falta de vacinas e soros em algumas unidades de saúde de Mato Grosso é devido ao atraso do envio dos imunobiológicos ou envio em quantidade reduzida pelo Ministério da Saúde. De acordo com a gerência de Vigilância em Agravos Imunopreveníveis, cada unidade da federação possui uma demanda mensal específica para ser atendida e a secretaria estadual tem recebido cerca de 50% a menos que a média mensal utilizada de soros e vacinas.

Para amenizar o problema, a pasta tem orientado os municípios e regionais de saúde que distribuam as vacinas para unidades de forma estratégica, adotando medidas para a otimização das doses. O ideal é que as unidades de saúde passem a agendar dias e locais para aplicação das vacinas. A medida visa evitar o desperdício porque, após abertos, alguns frascos de vacinas, como a BCG, têm validade de até seis horas.

Vacinas como a Tetraviral e a BCG, que previne a tuberculose, continuam em falta. Além delas, estão com estoques baixos a Dupla adulto, a DTPa (contra difteria, tétano e coqueluche), a Varicela e a HIB (Haemophilus influenzae tipo B) indicada para a imunização de rotina, de crianças entre dois meses e cinco anos de idade, contra as doenças causadas por bactérias, como a meningite. Alguns soros como o antirrábico, antitetânico, antivenenos e antibotulínico também estão com o repasse mensal irregular.

As demais vacinas de rotina estão disponíveis, gratuitamente, à população em um dos 722 postos de saúde em todo o Estado.

No mês de agosto, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, informou que o desabastecimento é devido a problemas e atrasos no processo produtivo, proximidade de data de vencimento, indisponibilidade no estoque nacional, estoque vencido e ainda o fato de contratos para aquisição estarem em fase de finalização.

 

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Casos de dengue caem 13% em Mato Grosso nos últimos 12 meses, aponta ministério

Mato Grosso registra atualmente 35,1 mil casos prováveis de...

Boletim aponta queda no número de casos de chikungunya em Sorriso

A prefeitura de Sorriso divulgou hoje boletim quinzenal de...

Campanha de cadastro de doadores de medula óssea termina amanhã em Sorriso

O MT Hemocentro está realizando em Sorriso uma campanha...

Mato Grosso realiza captação de órgãos pela 1ª vez com a equipe própria

A Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela secretaria...
PUBLICIDADE