A Secretaria de Saúde espera, até semana que vem, o resultado do exame que confirmará se um adolescente que faleceu, na semana passada, tinha meningite. De acordo com o secretário Robson Valadão, os dados clínicos apontaram suspeita da doença, já os exames laboratoriais descartaram a contaminação. “Mas só teremos a confirmação com esses exames, feitos em Cuiabá e São Paulo”, salientou.
A suspeita preocupou a população, mas Valadão lembra que “a doença preocupa, mas não há surto na cidade. O problema é que não há uma definição imediata”. Este ano, apenas um caso foi confirmado no município, segundo o secretário. Outras seis suspeitas foram registradas.
Uma equipe da Vigilância Epideomiológica de Cuiabá estará no município, nesta quinta-feira, para orientar os moradores. “Eles vão informar que não é um surto e os índices são normais”, completou.
A meningite é uma doença causada por uma inflamação das meninges, tecido que envolve o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, por vírus, por fungos e por doenças como a tuberculose e geralmente são transmitidas por gotículas, secreções nasais e orais A doença tem vários tipos de manifestação, alguns mais graves, como as bacterianas meningocócicas, pneumocócicas e por Haemophilus, e outros menos graves, como a viral.
Uma das medidas de prevenção mais recomendada aos pais é a manutenção do calendário de vacinação das crianças atualizado. Os métodos de prevenção também incluem evitar aglomerações, manter as casas e outros locais freqüentados (escolas, cheches, salas de reuniões, dentre outros) sempre bem ventilados e ensolarados e manter medidas de higiene pessoal (lavando constantemente as mãos, especialmente ao usar o banheiro e antes de se alimentar) e higiene do lar.