Com o crescimento das notificações de dengue, a Secretaria de Saúde fará, amanhã, um “pit stop” de combate a doença Será na praça Cívica, a partir das 16h, com a entrega de panfletos e orientações para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegipty e serão reforçadas orientações para todos manterem quintais limpos. O município já registra cerca de 340 notificações de pessoas com a suspeita de dengue, configurando, segundo o setor de vigilância ambiental da secretaria, epidemia.
Conforme Só Notícias informou, em outubro, foram 65 notificações. Em novembro, saltou para 132. Grande parte dos casos notificados localiza-se nos bairros Bom Jesus, Boa Nova e Cidade Bela e nos Setores “RI” e “B” (centro). Alta Floresta está aguardando a autorização da Secretaria Estadual de Saúde para aplicação do fumacê.
Sinop e Sorriso também buscam soluções para evitar o proliferamento. Em Sinop, onde foram confirmados oito mortes e mais de 2 mil notificações da doença, a Secretaria de Saúde tenta viabilizar UBVs e das bombas costais para aplicação do fumacê, além de tentar a conscientização da população para a limpeza das propriedades.
Já em Sorriso, onde foram mais mil notificações registradas e, até o momento, nenhuma morte. Mais um mutirão de limpeza, que começou há cerca de 15 dias, está chegando ao fim, recolhendo todos os tipo de lixos que propiciam a criação do mosquito.