Saúde

Alta Floresta e mais 6 que fazem parte da regional Tapajós recebem 3 mil doses da vacina contra Covid

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso definiu que os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde e Paranaíta, que fazem parte da regional Tapajós, receberam 3.090 doses de CoronaVac e AstraZeneca.

De acordo com a secretaria estadual de Saúde, os imunizantes devem ser utilizados como primeira ou segunda aplicação nos idosos de 65 a 69 anos, trabalhadores da saúde e Forças Armadas, de Segurança e Salvamento. O quantitativo ainda deve ser utilizado para a aplicação da primeira dose em profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento e idosos entre 60 e 64 anos.

Consta no detalhamento que Alta Floresta é o município que receberá mais doses com 1.430. Seguido de Paranaíta (360), Nova Canaã do Norte (340), Nova Bandeirantes (290), Apiacás (240), Carlinda (230) e Nova Monte Verde (200).

Os municípios deverão acompanhar os imunizados com a primeira dose para que esses possam receber prioritariamente a segunda dose dentro do período estipulado. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias; já o prazo da aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de até 84 dias.

A aplicação deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização, do Ministério da Saúde.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)