A campanha de combate a hanseníase e tuberculose foi prorrogada em Alta Floresta. Terminaria hoje, mas se estenderá até a próxima sexta-feira, em todas as unidades básicas de saúde. A intenção é atender o maior número de pessoas. “É importante que as pessoas que tenham sintomas dessas doenças procurem a unidade de saúde mais próxima para receber os atendimentos e as orientações”, frisou Abelardo Scavassa, gerente do setor de Vigilância Epidemiológica
O objetivo é detectar novos casos e iniciar imediatamente o tratamento devido, impedindo proliferação de ambas as doenças no meio social. A orientação é que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima para fazer o exame e obter mais informações.
A tuberculose apresenta tosse e escarro por mais de quarenta semanas, falta de apetite, emagrecimento, dores no peito, suores noturnos, cansaço fácil, febre baixa, geralmente à tarde. Já os sintomas da hanseníase são: dor nos nervos dos braços e pernas, caroços no corpo, manchas brancas ou avermelhadas dormentes em qualquer parte do corpo, partes do corpo com formigamento ou dormência e falta de sensibilidade quando queima ou corta determinada parte do corpo.