Saúde

Alta Floresta: aplicação de fumacê deve iniciar semana que vem

Está prevista para iniciar na semana que vem a aplicação do fumacê – veneno para combater a dengue. O prazo foi estipulado pela Secretaria do Estado de Saúde ao município, podendo ser prorrogado. Cinco veículos devem ser destinados para a operação, que atingirá toda a cidade. A informação é do coordenador de Vigilância Ambiental, Claudiomiro Vieira.

Com o fumacê, o departamento espera reduzir o número de casos da doença e do índice de infestação do mosquito transmissor, que aumentaram consideravelmente entre os meses de janeiro e fevereiro. “Encerramos o primeiro ciclo do ano com o índice de 1,74%, que está acima do ideal”, declarou Vieira.

Nesse período houve 342 notificações, 300% a mais que no ano passado. Os exames ainda estão sendo feitos para confirmar a quantidade de casos eram positivos. Um dos principais motivos para este aumento é o acumulo da água das chuvas em lixos, jogados em quintais e terrenos baldios, favorecendo a reprodução do mosquito.

A situação não é diferente em outros municípios da região. Em Sinop, o fumacê começou ser aplicado no mês passado, depois do alarmante número de contaminações. Um caso de dengue hemorrágica também foi confirmado pelo Estado. A aplicação também foi feita em Sorriso e Vera.